A busca por
agregação de valor aos produtos e serviços, representa para as empresas na
atualidade um diferencial competitivo de suma importância. Para isso entra em
cena uma parceria ainda pouco explorada, mas de enorme impacto: o Marketing e a
Logística Integrada.
Estudos
comprovam que ações logísticas quando bem implementadas e planejadas podem
aumentar a agilidade de movimentação, de modo que haja redução de custos. Para
isso, o Marketing se alia a Logística a fim de criar novas formas (ou mais
eficientes) de embalagem de produtos, além de ditar a maneira mais eficiente de
distribuição e até mesmo onde seus centros distribuidores devem estar alocados
para poder estar mais próximos dos principais clientes e assim, reduzir custos
com frete e diminuir o tempo das entregas.
Em todos os
passos, desde a escolha da embalagem, que preserva a qualidade do produto e ao
mesmo tempo pode expor a marca da organização de forma sofisticada, até o final
da cadeia de suprimentos no momento da entrega, o marketing se une à Logística.
Isso porque, se dentre as funções do Marketing está a disponibilização de
produtos com o menor custo e tempo possível, a Logística chega para executar
práticas que possibilitarão que essa tarefa se transforme em valor agregado ao
produto na visão do consumidor, determinando inclusive níveis de serviço para
um bom atendimento das demandas.
Outro ponto
importante que une essas duas importantes áreas da organização são as questões
de pós-vendas. A partir do momento em que a empresa vende um produto ou
serviço, é essencial manter um serviço de assistência ao cliente com o intuito
de fidelizá-lo e ao mesmo tempo obter informações que serão úteis para a
implementação de melhorias no que está sendo oferecido e também no modo como é
distribuído no mercado, novamente dando espaço à Logística Integrada.
Assim,
confirma-se a eficácia da parceria entre profissionais de marketing e logística
para o sucesso das organizações, dando maior velocidade às transações comerciais
e gerando maiores retornos para ambas as partes (clientes e empresas). É fato
que para muitos gestores essa união de áreas ainda é um mito, mas para aqueles
que se propuserem a implantá-la, a diminuição de custos e a conquista de
clientes fiéis pode ser uma grata surpresa.
0 comentários:
Postar um comentário