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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Valor da Integração: Marketing e Logística


A busca por agregação de valor aos produtos e serviços, representa para as empresas na atualidade um diferencial competitivo de suma importância. Para isso entra em cena uma parceria ainda pouco explorada, mas de enorme impacto: o Marketing e a Logística Integrada.
Estudos comprovam que ações logísticas quando bem implementadas e planejadas podem aumentar a agilidade de movimentação, de modo que haja redução de custos. Para isso, o Marketing se alia a Logística a fim de criar novas formas (ou mais eficientes) de embalagem de produtos, além de ditar a maneira mais eficiente de distribuição e até mesmo onde seus centros distribuidores devem estar alocados para poder estar mais próximos dos principais clientes e assim, reduzir custos com frete e diminuir o tempo das entregas.
Em todos os passos, desde a escolha da embalagem, que preserva a qualidade do produto e ao mesmo tempo pode expor a marca da organização de forma sofisticada, até o final da cadeia de suprimentos no momento da entrega, o marketing se une à Logística. Isso porque, se dentre as funções do Marketing está a disponibilização de produtos com o menor custo e tempo possível, a Logística chega para executar práticas que possibilitarão que essa tarefa se transforme em valor agregado ao produto na visão do consumidor, determinando inclusive níveis de serviço para um bom atendimento das demandas.
Outro ponto importante que une essas duas importantes áreas da organização são as questões de pós-vendas. A partir do momento em que a empresa vende um produto ou serviço, é essencial manter um serviço de assistência ao cliente com o intuito de fidelizá-lo e ao mesmo tempo obter informações que serão úteis para a implementação de melhorias no que está sendo oferecido e também no modo como é distribuído no mercado, novamente dando espaço à Logística Integrada.
Assim, confirma-se a eficácia da parceria entre profissionais de marketing e logística para o sucesso das organizações, dando maior velocidade às transações comerciais e gerando maiores retornos para ambas as partes (clientes e empresas). É fato que para muitos gestores essa união de áreas ainda é um mito, mas para aqueles que se propuserem a implantá-la, a diminuição de custos e a conquista de clientes fiéis pode ser uma grata surpresa.

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