Ads 468x60px

Categorias

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Ética e o Marketing

Devido a sua grande visibilidade em relação às demais atividades administrativas, o marketing é a área mais sujeita aos questionamentos de ordem ética.
Tais questionamentos quando dirigidos ao marketing, geralmente estão relacionados às características do sistema capitalista, ao possível estímulo materialista despertado pelo marketing e também sobre questões de ordem mais prática como precificação, propaganda e vendas.
Devido à multiplicidade de opiniões, complexidade e subjetividade do assunto, o tema "ética", está sujeito a diferentes interpretações que variam de acordo com a percepção e circunstância.
Mesmo que nunca tenha despontado como o centro das discussões acadêmicas, a ética no marketing foi por muitas vezes abordada por estudiosos, ao longo da evolução da disciplina, como tópico relevante, fosse na tentativa de compreender a natureza da atividade, fosse na tentativa de oferecer modelos de análise que contemplassem a dimensão ética na tomada de decisão gerencial.
Embora as definições formais de marketing alarguem sua abrangência e significado e apontem uma dimensão histórica que remonta às atividades humanas mais longínquas (Bartels, 1988), moderna e popularmente o marketing é visto, na verdade, como instituição da sociedade de consumo, facilmente associada às atividades de venda e frequentemente confundida com a propaganda pura e simples (Penteado Filho, 1990; Kotler e Armstrong, 1998).
Então ao se tratar desse assunto é fundamental, a preocupação com os fatores históricos que cercam o assunto. Conforme mencionado a cima os questionamentos éticos direcionados ao marketing geralmente convergem para linhas especificas de ações, na pratica as questões de ordem ética pode ser formuladas desta forma:;


Quadros 1 e 2, fonte:  (Revista de Administração Contemporânea On-line version ISSN 1982-7849)
Em tempos de revisão dos nossos hábitos, torna-se de suma importância a avaliação e a reflexão sobre tais questões para que, de uma forma transparente, os atores do marketing possam desmistificar sua imagem perante a sociedade e contribuir para uma mudança no modo de consumo da sociedade contemporânea.
               

0 comentários:

Postar um comentário