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terça-feira, 7 de agosto de 2012

Gestão do conhecimento nas pequenas empresas

Pequenos empresários avaliam oportunidades de mercado, identificam clientes ou mercados-alvo, segmentam seus mercados, posicionam-se estrategicamente e comunicam seus produtos com talento e inteligência.
Ao visitarem os estabelecimentos concorrentes, observam o tamanho da loja, variedade e sortimento de produtos, a qualidade do atendimento, política de preços e a localização da loja. Além disso, os empresários monitoram o ambiente de negócios (jornais, internet, rádio, TV e até mídias sociais) em busca de informações que lhes permita compreender as estratégias e ações dos concorrentes.
A partir de observações como essas, é possível descobrir se os ganhos nas vendas encontram-se no volume de vendas ou na margem individual, bem como se o ponto de venda é bem localizado, em local seguro e com estacionamento, se a comunicação é coerente e se possui objetivos claros. E, finalmente, se o atendimento é um fator de diferenciação ou não.
Em alguns casos, essas empresas de menor porte utilizam-se de pequenos bancos de dados em seus computadores, alimentando-os com históricos de transações que permitem compreender e conhecer cada cliente, suas compras, preferências, sensibilidade ao preço, necessidades especiais, dentre outras Informações.
Ações como essas possibilitam que se faça uma prospecção acerca do ambiente dos negócios e seus diversos atores, evitando que muitas dessas empresas desapareçam por falharem ao não buscar compreender o ambiente organizacional externo, ignorando a importância de buscar informações sobre o mesmo, para que possam compreender as mudanças e tendências em relação aos seus clientes, fornecedores, concorrentes e demais atores ambientais.

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